Faça um levantamento de riscos e perigos

O que de pior pode acontecer durante o evento? Essa não é uma pergunta pessimista, e sim avaliação prévia de qualquer problema que possa acontecer e como ele poderá ser solucionado.

O evento será em área externa e a previsão é de mau tempo? Avalie se a estrutura utilizada suporta chuvas fortes. Serão usados equipamentos que podem sobrecarregar a rede elétrica? Verifique se o local do evento tem gerador. Se não tiver, contrate.

Medidas prévias como estas podem parecer exagero, mas fazem parte do sucesso de um evento.

Avalie a estrutura do local do evento

Já falamos sobre o que analisar ao escolher um local para eventos e, em termos de segurança, é fundamental avaliar também se a locação escolhida garante suas condições de funcionamento.

O local deve ter alvará de funcionamento, garantindo que foi avaliado pelos bombeiros e pela prefeitura. Além disso, não custa verificar se têm extintores (dentro do prazo de validade, é claro), para-raios, saídas de emergência e, até mesmo, equipe própria de segurança.

Vale lembrar que o ideal é escolher um local próprio para eventos, pois os gastos e problemas que podem surgir em locais despreparados são diversos.

Garanta que as informações estejam disponíveis a todos os envolvidos

Falhas de comunicação comprometem qualquer processo e em um evento não seria diferente. Todos os profissionais envolvidos, seja no buffet, na recepção, na equipe de som e iluminação ou na segurança devem ter acesso às mesmas informações. Todos devem estar cientes das responsabilidades e papéis de cada um.

Além disso, os colaboradores devem ter conhecimento sobre o cronograma do os fornecedores envolvidos no evento. Devem, também, estar prontos para informar aos convidados onde ficam os banheiros e saídas de emergência.

Quanto mais detalhadas e disseminadas forem essas informações, menores as chances de imprevistos acontecerem.

Tenha uma pessoa responsável pela coordenação de todo o evento.

Se possível, delegue a alguém de sua confiança a responsabilidade sobre a segurança geral do evento. Essa pessoa deverá coordenar as equipes envolvidas, observar o andamento geral do evento e checar os itens contemplados no levantamento de riscos e perigos.

Também deixe sob responsabilidade do encarregado os telefones de serviços de emergência e materiais de pequenos socorros, como curativos adesivos. Assim, caso haja qualquer adversidade, ela poderá agir rapidamente.

Já passou por alguma situação complicada ou tem uma dica valiosa para compartilhar? Conte para nós!

0 respostas

Deixe uma resposta

Sinta-se livre para comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *